terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Lendas do MMA - Randy Couture #4



A lenda dessa semana é o grande campeão e Hall da Fama do UFC, Randy Couture. O Capitão América fez história na companhia e lutou com quase todos os grandes nomes do MMA mundial. Tito Ortiz, Mark Coleman, Rodrigo Minotauro, Brock Lesnar, Vitor Belfort, Tim Sylvia e o seu grande "rival" Chuck Liddell, são apenas alguns dos nomes que já enfrentaram essa lenda.

Oriundo do wrestling, Randy teve lá seus bons momentos também. Foi 2º colocado da divisão 1 em 1992 e um ano antes, venceu os jogos pan-americanos de Havana (divisão até 90Kg).

Couture começou no MMA pelas mãos de nada mais nada menos do que Rickson Gracie. Em um treino, chegou a ser finalizado 7 vezes por Rickson.

Mas sua grande estréia no MMA veio no UFC 13, em um torneio de pesos pesados. Ele venceu o torneio com duas vitórias no estilo Rickson Gracie, botando para baixo e indo para a montada. Finalizou Tony Halme e nocauteou Steven Graham.

Em 1997, no UFC 15,começou a trilogia Couture vs Belfort. Randy, discípulo de Rickson, Vitor, de Carlson, mas ambos com as mãos pesadíssimas. Depois de começar muito bem a luta, Randy começou a cansar o brasileiro com os clinches e as tentativas de queda. Até que com 8 minutos de luta, já cansado, Vitor foi derrubado e sendo nocauteado pelas mãos de Couture. Em dezembro do mesmo ano, ele venceu Maurice Smith e se tornou campeão dos pesos pesados do UFC.

Depois de um tempo fora do UFC, Randy volta no UFC 31 para defender seu cinturão. Primeiro defendeu contra Pedro Rizzo e venceu. O resultado foi muito contestado e na revanche, Couture não teve problemas e nocauteou Rizzo. Sua primeira derrota no UFC veio para Josh Barnett, mas Barnett foi pego no anti-doping. Assim Couture e Ricco Rodriguez lutaram pelo cinturão vago, com vitória de Rodriguez.

Depois de duas derrotas nos pesados, Randy desce para os meio-pesados e enfrenta Chuck Liddell (depois de ambos serem os treinadores da 1ª edição do TUF) pelo cinturão interino da categoria, começando assim a trilogia. Na primeira luta, vitória para o Capitão América, que ganhou esse esse apelido por essa vitória, por nocaute técnico no 3º round. Na unificação dos cinturões, Randy, com 40 anos, venceu Tito Ortiz e se tornou o campeão absoluto da categoria, sendo assim o 1º a conquistar cinturões em duas categorias diferentes do UFC.

Sua primeira defesa de cinturão foi contra Vitor Belfort. Dessa vez Couture saiu derrotado e foi a vez de Vitor vencer em duas categorias diferentes. Na revanche, Randy retoma o cinturão com uma vitória por nocaute.

Chuck Liddell apareceu mais uma vez na frente de Couture, dessa vez valendo o título dos meio-pesados. Dessa vez não deu para Randy e ele foi nocauteado pela 1ª vez em sua carreira. Com mais uma vitória, Couture se credenciou a mais uma disputa de cinturão, no UFC 57, e agora completaria a trilogia contra Chuck Liddell, mas não foi como ele esperava e acabou novamente nocauteado pelo Iceman. Depois da derrota, Randy Couture anunciou sua aposentadoria.

Mas ainda tinha mais do "The Natural" para ser visto. Em 2007, ele retorna da aposentadoria para enfrentar Tim Sylvia, pelo cinturão dos pesos-pesados. Vencendo por decisão unânime, Randy é campeão dos pesados do UFC pela 3ª vez. Ele defendeu seu cinturão contra Gabriel Gonzaga, vencendo por nocaute, mas depois dessa luta foi a vez de enfrentar a nova sensação do UFC, Brock Lesnar. Muito menor que Lesnar, Randy foi presa fácil e acabou nocauteado, perdendo assim o cinturão da categoria.

Ainda pelos pesados, Couture fez uma das melhores lutas do UFC contra Rodrigo Minotauro. Ele acabou derrotado por decisão unânime e decidiu voltar aos meio-pesados. Na sua volta, venceu Brandon Vera por decisão. Depois foi a vez de termos a 1ª luta entre dois membros do hall da fama do UFC. Randy Couture e Mark Coleman se enfrentaram. A vitória foi de Randy por finalização (mata-leão).

Couture ainda venceu James Toney antes de decidir fazer a última luta de sua carreira. Randy Couture pediu uma luta contra o lutador de estilo mais diferente do UFC, Lyoto Machida. O desejo dele foi realizado no UFC 129, mas sem final feliz. Com um chute frontal à lá Karate Kid, Lyoto conseguiu um dos nocautes mais bonitos da história do UFC. Dessa vez não tinha volta, a lenda, Randy Couture, se aposentava.

Escrito por: Fred Henauth

E ae, gostou?? Então solta ae sua opinião!! Comentar não cai o dedo ^^

Nenhum comentário:

Postar um comentário